Odeceixe Cultura

O povo de Odeceixe gosta de festas, gosta de pessoas de fora, agradar e receber bem. Portanto não se admire se for presenteado no Carnaval com um desfile carnavalesco bem caprichado e desfrute do festival do paladar da feira do folar na Páscoa onde o gosto das massas doces se mistura com licores da região. Não estranhe as ruas coloridas no mês de Junho para que fique mais um mês o manto colorido da primavera e para que os dotes culinários sejam apreciados o ano inteiro, Odeceixe ainda criou um mercado de rua aos domingos de 15 em 15 dias onde continua a mostrar o orgulho da produção da região de legumes doces e licores.

Olhares, sorrisos, braços abertos e apertos de mão calorosos são o prato típico da região de Odeceixe.

Igreja de Odeceixe - Odeceixe Cultura

A Igreja de Odeceixe foi inaugurada em 1880, tem como orago nossa senhora da piedade e foi capelania da ordem de Santiago com o título de padroado. A arquitectura apresenta grande simplicidade. Apenas com uma torre sineira, abre-se a fachada lateral para o adro e o escadório e a cantaria aparece apenas nas vergas das portas principal, lateral e nos pequenos arcos dos olhais dos sinos. O interior da igreja mostra uma só nave mas com um belo arco triunfal. A capela-mor é de estilo neoclássico. Existem presentemente dois altares, abrem-se na nave junto à capela-mor, o altar do Santíssimo e o altar das Almas, são altares simples e pintados de cores vivas e populares.
igreja de odeceixe

Moinho de Vento de Odeceixe - Odeceixe Cultura

O moinho é um símbolo de grande importância a nível histórico e cultural da freguesia.
odeceixe cultura

Biblioteca de Odeceixe - Odeceixe Cultura

A Biblioteca de Odeceixe Dr. Margarida Pacheco Dos Santos Costa, foi inaugura em Abril de 2013 por o atual presidente de junta de freguesia Fernando Costa. A biblioteca tem cerca de 2000 livros com obras antigas de relevância. Um espaço internet com rede wireless e três computadores.
cultura em odeceixe

Adega Museu de Odeceixe - Odeceixe Cultura

Inaugurado em 1992, este museu debruça-se sobre os processos artesanais de produção e armazenamento do vinho, recreando o ambiente típico de uma adega dos inícios do Século XX, contendo um espólio de vários instrumentos utilizados neste processo, como as pipas, funis e garrafas.
adega museu de odeceixe

Exposição Fotográfica
As Maravilhas de Odeceixe - Odeceixe Cultura

odeceixe exposicao fotografica

Poesia de Odeceixe

Olhem para esta beleza
esta terra portuguesa
não a podem ignorar
com história e tradição
fica no coração
quem a vier visitar

há muito para ver
petiscos para comer
costumes da nossa gente
temos o belo moinho
e peixe sempre fresquinho
em qualquer restaurante

há mais e muito mais
boas residênciais
e outras estadias também
temos a praia e o mar
para boas férias passar
onde nos sentimos tão bem

ninguém se vai esquecer
e nunca se vai arrepender
quem por Odeceixe passar
leva contigo a saudade
e também muita vontade
vontade de cá voltar


Maria das Neves