Odeceixe

Odeceixe freguesia que pertence ao concelho de Aljezur, Portugal. Demograficamente com uma população muito pequena no inverno, cerca de 1000 habitantes, com a chegada do verão a população cresce principalmente no mês de agosto, uma vila especialmente apreciada por turistas que procuram paz de espírito, sendo a natureza e o mar uma grande fonte de inspiração onde se pode aproveitar para praticar várias atividades de lazer ou simplesmente relaxar.

Odeceixe

Inicialmente chamou-se Ceixe, juntando-se depois a palavra Ode como tradução da palavra rio. O rio Seixe que foi outrora navegável, principalmente no tempo do domínio árabe da região que se estendeu quase até ao final da idade média. Sabendo-se que Odeceixe terá sido tomado por os portugueses no ano 1242 (aproximadamente). Os reis D. Dinis e D. Pedro, cujo reinado se pronlongou de 1279 a 1325 cavalgaram por estes sítios sabendo-se que o Rei D. Sebastião terá ficado três dias nesta localidade um pouco antes da batalha de Alcáçer de Quibir.

O terramoto de 1755 que a arrasou a cidade de Lisboa fez-se também sentir em Odeceixe, o rio saiu do leito e invadido por o mar arrasou com as casas da aldeia, rebentou ainda na povoação e cercanias abundantes. A destruição levou a povoação a recorrer a um plano urbanístico, as contruções foram feitas em redor da Igreja Matriz e os arruamentos alinham-se de acordo com a natureza, as casas eram baixas e apresentavam uma arquitectura muito uniforme, quase não havia uma habitação que se destaquasse do modelo arquitéctónico. As casas mais afastadas da aldeia nos montes e herdades, têm traços alentejanos com paredes de taipa e com o estábulo e o forno perto da casa, tal como manda a tradição Árabe.

Odeceixe

vila
odeceixe
caminho da praia
moinho